MBA/Pós Presencial

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Tributos

Oferta(s)

Duração:
24 meses
Frequência:
Quinzenal
Unidade:
Porto Alegre

INSCRIÇÕES ABERTAS!

TURMA LANÇAMENTO - ABRIL/2018

Horário das Aulas: Sextas-feiras, das 18h30 às 22h50 e Sábados, das 08h30 às 12h50

*Aulas quinzenais, com algumas exceções.
 

  • O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Tributos tem por missão desenvolver uma visão global e integrada dos tributos incidentes sobre as atividades empresariais, focando a criação de valor para a empresa, através da otimização de sua carga tributária, quer seja através da identificação de oportunidades de sua redução lícita, quer seja através da eliminação ou minimização de riscos de questionamentos por parte das autoridades fiscais.

    O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para enxergar a governança tributária como algo estratégico para a empresa em que atua. Para isso, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos contábeis, societários e tributários relevantes e, acima de tudo, busca motivar os alunos a serem líderes empreendedores, que contemplam em suas ações estratégicas, os aspectos tributários relevantes, tanto no ambiente das organizações para as quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

    O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Tributos destina-se aos profissionais de mercado, graduados ou pós-graduados em administração de empresas, ciências contábeis, auditoria, economia, direito e finanças, com pelo menos cinco anos de experiência profissional, que percebam a importância da gestão estratégica de tributos na tomada de decisões nas empresas, quer sejam no dia a dia, quer sejam em processos de fusões e aquisições.

    1. Os Cenários Econômicos e o Sistema Tributário Nacional
    2. Legislação Societária
    3. Tributos Incidentes sobre a Receita Bruta - IPI, ICMS e ISS
    4. Finanças Corporativas e Avaliação de Empresas
    5. Legislação Trabalhista e Previdenciária
    6. Workshop- Riscos e Oportunidades de Questionamento Judicial de Tributos
    7. Contabilidade Societária
    8. Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços
    9. Contabilidade Avançada
    10. Tributos Incidentes sobre o Lucro - IRPJ, CSLL
    11. Tributos Incidentes sobre a Receita Bruta - PIS e COFINS. Simples Nacional
    12. Workshop- Planejamentos Tributários Induzidos pela Legislação Tributária
    13.Tributos Incidentes no Comércio Exterior Brasileiro
    14. Tributação de Lucros, Rendimentos e Ganhos de Capital, Regras de Subcapitalização e de Preços de Transferência
    15. Contencioso Administrativo e Judicial Tributário
    16. Controladoria Estratégica
    17. Governança Corporativa e Tributária, Planejamento Tributário nos Processos de Fusões e Aquisições
    18. Workshop- Governança, Estruturas Societárias e Planejamento Tributário nos Processos de Fusões e Aquisições

    456 horas/aula

Coordenação Acadêmica

Prof. Arnaldo Marques de Oliveira Neto - Consultor empresarial, com 28 anos de experiência nas áreas tributária, societária e governança corporativa. PhD em Adm. de Empr. (Florida Christian University - USA). Mestre em Controladoria Empr. (Mackenzie). Pós-graduado em Finanças Empresariais (FGV-EPGE). Graduado em Adm de Empr. (Escola de Adm. de Empr. da Bahia). Curso de Especialização em Fusões e Aquisições (Instituto Internacional de Ciências Sociais - SP). Sócio da Marques Consultoria em Adm. de Empresas. Trabalhou 14 anos na Arthur Andersen - Big Four. Professor nos MBA da FGV e do Inst Bras de Governança Corporativa - IBGC em Cursos para Conselheiros de Adm. Foi instrutor do curso 'Latin America Tax and Legal Senior Development School' - USA. Autor de artigos publicados. Co-autor do Livro 'Gestão e Planejamento de Tributos' - Editora FGV, 2011 e Autor de Obra Coletiva - Livro 'Gestão dos Stakeholders' - Editora Saraiva, 2011. Experiência profissional: planejamento tributário e societário, reorganizações societárias, consultoria tributária, due diligence e governança corporativa.
 

Corpo Docente

O Corpo Docente, e de Coordenadores, da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores,doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.
 

Local das Aulas

Sede da DECISION/FGV: Av. Praia de Belas, 1510 (próximo ao shopping).
 

Horário das Aulas

TURMA 01 - Previsão de Início ABRIL/2018
Aulas nas Sextas-feiras,  das 18h30 às 22h50 e Sábados, das 08h30 às 12h50.

*Aulas quinzenais, com algumas exceções.
*As provas serão realizadas na semana seguinte, após o término da disciplina.

Duração do Curso: até 24 meses/aula.
*Sem aula nos meses de janeiro e fevereiro.

INSCRIÇÕES ABERTAS!
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CLANÇAMENTO - CONSULTE NOSSA EQUIPE COMERCIAL.

 

Prova

Após o término da disciplina, existem três datas de provas, das quais o aluno fará apenas uma delas, sendo:

1ª Chamada: 19h (na semana seguinte ao término da disciplina)      
2ª Chamada: 15h (na semana em que iniciará a próxima disciplina)
Prova Extra*: 19h (última oportunidade para realização da avaliação da disciplina)
*Em dias da semana diferentes dos dias das aulas.
 

Certificado

A Fundação Getulio Vargas fornecerá ao aluno que atender aos critérios de aprovação estabelecidos no Regulamento Geral de Cursos, um Certificado de Pós-Graduação, "Lato Sensu", em nível de Especialização (MBA).
Os cursos de Pós-Graduação (MBA) da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da resolução CNE/CES nº 263/2006, de 08/06/2007.
 

Procedimentos para Inscrição

Preenchimento da Ficha de Inscrição Padronizada (pré-inscrição site);

Envio, por e-mail, dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade e CPF;
- Foto Digital (padrão 3x4);
- Diploma Original de nível superior (enviar frente e verso), na falta deste é necessário a Declaração de Conclusão de Curso* (mínimo de 1.600 horas/aula); *O Diploma deverá ser entregue até o final do curso, pois a Declaração de Conclusão de Curso é válida apenas para a matrícula.
- Currículo Profissional Resumido;
- Comprovante de Residência em seu nome (somente conta de luz, condomínio ou telefone fixo).

Aluno Estrangeiro
- Deverá comprovar nacionalidade brasileira ou apresentar visto permanente/trabalho, bem como diploma e o histórico com tradução juramentada.

Pessoa Jurídica
- O (a)Aluno(a) que tiver o curso custeado pela empresa (total ou parcial) é obrigatório o preenchimento do formulário de Autorização de Faturamento (solicitar por e-mail).

Pagamento da Taxa de Inscrição, única e não restituível, no valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais), paga após envio da documentação.

A documentação deverá ser enviada para o e-mail: inscricao@decision.edu.br.
 

Programas Internacionais

A FGV tem parcerias com diversas universidades da Europa, Estados Unidos e Ásia, oportunizando aos alunos dos cursos de pós-graduação da FGV a possibilidade de participarem de programas em universidades estrangeiras.Estes programas internacionais têm como objetivo ampliar os conceitos e conhecimentos de negócios e gerenciamentos adquiridos no curso de MBA FGV, oferecendo uma excelente oportunidade para que profissionais agreguem um diferencial de conhecimento.
 

Observações

1- Conforme o Contrato de Prestação de Serviço Educacional a Decision/FGV se reserva o direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao Aluno(a) a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.

2- Caso o(a) Aluno(a) tenha sido aprovado em todas as disciplinas, mas não tenha entregue o seu Diploma de Ensino Superior ou não obtenha aprovação no seu TCC, na forma e prazos previstos no Regulamento Geral de Cursos, perderá o direito ao recebimento do Certificado de Especialização, cabendo-lhe, tão somente, o Certificado de Aperfeiçoamento, o qual incluirá o histórico das disciplinas realizadas.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede