Professor Joaquim Falcão, da FGV, é eleito para Academia Brasileira de Letras

26/04/2018

Joaquim Falcão, professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), foi eleito, na última quinta-feira, dia 19 de abril, novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O professor obteve 32 dos 35 votos totais, sendo 3 em branco; 4 membros não puderam votar por motivos de saúde.

Nascido no Rio de Janeiro, Joaquim Falcão é doutor em Educação pela University of Génève, LLM pela Harvard Law School e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Ele foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e dirigiu a Fundação Roberto Marinho, onde criou o Telecurso 2000, o Globo Ecologia e o Canal Futura.

Ele foi fundador da FGV Direito Rio, diretor da escola de 2002 a 2017 e atualmente é professor da graduação e do Mestrado em Direito.

O jurista possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder judiciário, internet, reformas, separação dos poderes e globalização.

Fonte: Portal FGV